Seminário Discute Violência Online Contra Mulheres e Meninas no Brasil

Convidamos a comunidade para participar do seminário “Programando uma Nova Vida: práticas de enfrentamento à violência online contra mulher”, no qual serão apresentados os resultados do projeto “Escola de App: enfrentando a violência online contra meninas”. O Seminário acontece no dia 09 de dezembro, às 09h, no auditório do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (Esplanada dos Ministérios, bloco A). O Projeto foi realizado pelo grupo de pesquisa Internet e Direitos Humanos, da Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília, em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

O Projeto, desde 2018, realizou pesquisa e atividades de extensão em escolas públicas de Ensino Médio do Distrito Federal, Amapá e Rio de Janeiro. A proposta deste projeto é pesquisar a violência online contra mulheres e meninas apontando suas características, sua recorrência, sua tipologia, bem como as consequências para as vítimas e sugerindo ações de solução para essa questão. Para tanto, foram realizadas, entre outras atividades, workshops com meninas das escolas visitadas para sensibilizá-las sobre as dinâmicas e consequências da violência online, estimular navegação segura na Rede e ensinar noções de programação de aplicativos para dispositivos móveis, como intuito de incrementar a literacia digital das estudantes.

Ao longo de dois anos o projeto trabalhou com estudantes de mais de 15 escolas públicas envolvendo diretamente mais de 1000 pessoas do corpo discente e docente. No Distrito Federal, participaram das atividades estudantes das escolas: Centro de Ensino Médio Paulo Freire, Centro Educacional 104 Recanto das Emas, Centro de Ensino 08 do Gama, Centro Educacional Gesner Teixeira, Centro de Ensino Médio Integrado do Gama e Centro Educacional 01 Paranoá.

O evento de apresentação dos resultados trará o balanço dos workshops realizados e também das entrevistas feitas com diretores/as e dos grupos focais realizados com estudantes. Além disso, serão encaminhadas sugestões para o enfrentamento da violência online contra adolescentes.

Entre em contato com a nossa equipe!

Apoiadores e colaboradores

Nos acompanhe:

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram

Grupo de Pesquisa integrado ao Laboratório de Políticas de Comunicação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília.